Painel com Controlador de Segurança

Controladores de Segurança: Economia e Inteligência para NR-12

 

Se você já usa um controlador de segurança, sabe que é a solução mais intuitiva e flexível para aplicações de segurança de máquinas, sendo a alternativa mais econômica aos antigos relés de segurança ou aos mais tradicionais CLPs de segurança. Os controladores de segurança buscam uma arquitetura mais intuitiva e plug and play, tornando a programação de sistemas de segurança mais fácil, rápida e econômica. Neste artigo, vamos explicar todos os benefícios e vantagens dos controladores de segurança, e especialmente dos inovadores controladores de segurança SC26/XS26.

 

Painel com Controlador de Segurança
Painel com Controlador de Segurança

 

 

Relés de Segurança - Problemas e Custos

Os relés de segurança dedicados, por exemplo, são dispositivos limitados e restritos que demandam complexas e trabalhosas lógicas relé, com a montagem em série de diversos relés para assegurar um sistema de segurança. Por isso, resultam em altos custos de comissionamento, primeiro na fase de implementação, e de modo mais grave na expansão ou alteração do sistema (ex.: dispositivos adicionais), ou até mesmo na reposição de um único relé, resultado em longas paradas de máquina para o ressequenciamento dos relés, o que não é necessário com controladores de segurança.

Relés de Segurança Dedicados vs Controladores de Segurança
Relés de Segurança Dedicados vs Controladores de Segurança

 

Além disso, muitos de nossos Clientes abandonaram os relés de segurança por causa de seu diagnóstico limitado, que não raro resultava em horas de parada de máquina até a mera identificação do problema, com altos custos de produtividade e lucratividade. Finalmente, os relés de segurança são dedicados a dispositivos específicos (ex.: botões de emergência, controles bimanuais, chaves de segurança, etc.), com maiores Custos de Estoque à Indústria, que deverá manter ao menos uma unidade de cada tipo de relé para reposição imediata.

 

CLPs de Segurança - Problemas e Custos

Os CLPs de Segurança são uma solução cara e sofisticada para sistemas de automação e segurança que demandem programação de alta complexidade. Contudo, há dois bons motivos pelos quais são pouco utilizados, e normalmente substituídos por controladores de segurança. Primeiro, porque implicam um alto custo de aquisição, pois pressupõem um CLP de automação mais caro e sofisticado, bem como o cartão de expansão de segurança adicional, bem como a licença de software específica.

Além disso, os CLPs de segurança possuem uma arquitetura mais complexa que controladores de segurança, demandando dispositivos e suportes adicionais para sua instalação (ex.: CPUs, cartões I/Os, fontes, etc.), com maiores custos de aquisição, instalação, comissionamento e estoque.

Finalmente, os CLPs de segurança podem oferecer um enorme risco, pois não são à prova de erros de aplicação, permitindo a programação de sistemas não seguros por profissionais não capacitados. Com isso, possibilita graves acidentes na Indústria, com perdas humanas incalculáveis, bem como altos custos trabalhistas, regulatórios, judiciais e securitários, custos de motivação e turnover, e inevitáveis custos de produtividade.

 

Controladores de Segurança - Benefícios e Vantagens

Os controladores de segurança são a solução mais econômica e inteligente para segurança de máquinas, correspondendo ao melhor custo-benefício para projetos de adequação à NR-12 ou retrofit de sistemas seguros. Por um lado, os controladores de segurança são uma grande redução de custos de aquisição, instalação, comissionamento e estoque em comparação aos CLPs de segurança, e por outro uma enorme redução de custos de produtividade, comissionamento e estoque em relação aos relés de segurança dedicados.

Comparação de Custos e Flexibilidade entre Controladores de Segurança, Relés de Segurança Dedicados e CLPs de Segurança
Comparação de Custos e Flexibilidade entre Controladores de Segurança, Relés de Segurança Dedicados e CLPs de Segurança

 

Recentemente, projetos de segurança da sensorville resultaram em cases documentados de redução de custos de produtividade e comissionamento, levando diversas multinacionais dos segmentos automotivo e alimentício no sul do Brasil a adotar e padronizar os controladores SC26/XS26 da Banner Engineering. Isso só foi possível, é claro, pelo mapeamento de processos e custos desses clientes. Contudo, além desse diferencial consultivo, essa padronização se deveu a claros diferenciais técnicos do produto.

 

Diferenciais Técnicos do Controlador de Segurança XS26 da Banner Engineering
Diferenciais Técnicos do Controlador de Segurança XS26 da Banner Engineering

 

Primeiro, os controladores SC26/XS26 garantem a programação totalmente segura com software gratuito e interface visual intuitiva, através de diagramas de blocos automáticos (simples ações de “clicar” e “arrastar”), simulações de segurança offline para validação de aplicações, e “modo ao vivo” para testes online de dispositivos e diagnóstico visual de falha em tempo real. Adicionalmente, seu display opcional permite diagnóstico rápido e imediato de falhas de I/Os.

 

Software dos Controladores de Segurança SC26 e XS26 da Banner Engineering
Software dos Controladores de Segurança SC26 e XS26 da Banner Engineering

 

Os controladores de segurança SC26/XS26 possuem um conceito modular, permitindo módulos de expansão opcionais plug & play, permitindo uma rápidas expansões e alterações do sistema. Finalmente, permitem “trocas quentes” aceleradas, pois possuem CPU e I/Os no mesmo módulo, réguas de bornes removíveis, e opção de backup de programação. Com isso, os controladores SC26/XS26 são uma opção econômica testada e comprovada para implementação de sistemas seguros com redução de custos de aquisição, comissionamento e produtividade.

 

Controladores SC26/XS26 e SC10 da Banner Engineering
Controladores SC26/XS26 e SC10 da Banner Engineering

 

Garanta a Produtividade de sua Segurança

Saiba mais sobre como nossos clientes tem aumentado sua produtividade e reduzido custos com os cases de sucesso da Sensorville. Consulte nossos especialistas agora, e descubra como economizar mais com inteligência em segurança de máquinas.

 

Jonatan Maia
Gerente Técnico | Sensorville