Adequação NR12: Custos ou Produtividade?

Adequação NR-12: Custos ou Produtividade?

Aprenda a Ganhar Dinheiro com Sua Adequação à NR-12

 

A NR-12 regulamenta a Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos, conferindo maior segurança a colaboradores em ambientes industriais. Frequentemente, a NR-12 é percebida como uma mera fonte de custos e despesas para as indústrias.

Além disso, a recente explosão da fiscalização (e pesadas autuações) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT) tem sido fonte de preocupação cada vez maior de diversas Indústrias. Mas será mesmo que a NR-12 deve ser encarada apenas como um custo?

A Sensorville é um Solution Provider Premium de Automação, IIoT e I4.0, e todos os dias nossos especialistas de segurança de máquinas se dedicam a mostrar a nossos clientes como a NR-12 pode ser uma oportunidade para reduzir custos, desenvolvendo projetos de adequação com foco em aumento de produtividade e otimização de processos.

Mas como fazer isso?

 

NR-12 – Os Custos Ocultos em Não Adequar

À primeira vista, é possível imaginar que máquinas não adequadas signifiquem maior produtividade com menores custos. Contudo, a realidade é muito diferente.

Primeiro, as indústrias não adequadas sofrem uma enorme exposição a riscos de acidentes de trabalho, resultando em pesados custos judiciais e trabalhistas, como indenizações trabalhistas e civis, custos vitalícios de seguridade, honorários advocatícios, custas processuais, entre outros. Além disso, é comum o aumento de custos de motivação e turnover de colaboradores, que ficam abalados com os acidentes, prejudicando ainda mais a produtividade.

Finalmente, indústrias não adequadas estão sujeitas a altíssimos custos regulatórios, pois podem sofrer notificações, autuações e, no pior dos casos, interdições de suas máquinas pelo MTE e MPT. Nesses casos, muitas indústrias perdem grandes oportunidades de crescimento, pois comprometem de forma não programada seus investimentos e fluxo de caixa para adequações de última hora, com enormes custos financeiros.

Ademais, as interdições podem resultar em aumento dos custos de produtividade, bem como custos de competitividade e lucratividade, e no pior dos casos, resultar na irrecuperável perda de negócios, clientes e market share.

 

NR-12 – Adequando para a Produtividade

A Sensorville acredita que projetos de adequação à NR-12 podem ir além da segurança de máquinas. Por isso, nossos especialistas desenvolvem uma metodologia focada na análise e otimização de processos, aliando adequações a ganhos incrementais de produtividade. Embora cada projeto seja customizado, gostaríamos de compartilhar alguns desses bons exemplos.

Por exemplo, muitos de nossos clientes tem experimentado significativo aumento de disponibilidade de máquina em áreas de acesso contínuo de operadores. Nesses casos, as tradicionais proteções físicas móveis – com portões ou portinholas, sensores magnéticos, e outros. – resultam em prolongado tempo de parada de máquina.

Por outro lado, a aplicação correta de cortinas de luz de segurança, por exemplo, tem resultado na drástica otimização do acesso de operadores, com ganhos de produtividade mensuráveis.

 

Cortina de luz ativa para prevenção de acidentes.
Simulação da barreira ótica de segurança ativa. Garantindo a integridade do indivíduo e mantendo o fácil acesso em postos de operação.

 

Adicionalmente, todos os nossos projetos de segurança contam com os inovadores e econômicos controladores de segurança SC26 ou XS26. Primeiro, seu software gratuito e interface visual intuitiva garantem a programação segura através de diagramas de blocos (simples ações de “clicar” e “arrastar”), bem como simulações de segurança, backup de programação, e “modo ao vivo” para testes de dispositivos, validação da aplicação e rápido diagnóstico de falhas.

Além disso, seu display permite diagnóstico imediato de falhas de I/Os. Finalmente, possuem CPU e I/Os no mesmo módulo, com réguas de bornes removíveis para “trocas quentes” aceleradas, bem como opções de expansões. Com isso, os controladores SC26 e XS26 são uma solução compacta e inteligente para a economia de insumos e redução de custos de comissionamento.

 

 

Finalmente, a Sensorville promove a segurança intuitiva. Nossos projetos de segurança contam com tecnologias diversas, com resultados expressivos para nossos clientes. Os botões de segurança de base iluminada, por exemplo, permitem a rápida identificação do botão acionado, acelerando a solução do problema e reduzindo paradas de máquina.

Os botões touch iluminados podem ser utilizados para reset e comandos, atendendo novas adequações e retrofits, conforme recentes revisões da NR-12. Além do mais, é possível aplicar cortinas de luz com indicadores LED, internos e acopláveis, para funções como orientação e diagnóstico de alinhamento, identificação de área com feixes bloqueados e status de dispositivo.

 

 

Finalmente, o uso de iluminações de máquinas multicolor LED permite que a segurança de máquinas vá além da gestão visual, chegando quase ao limiar da realidade aumentada, iluminando áreas inteiras para comunicação de status de máquina.

 

 

Para mais informações e insights sobre como projetos de segurança de máquinas e equipamentos podem aumentar produtividade com otimização de processo, contate nossos especialistas de segurança!

 

 

Por Marco A. Pimpão

Gerente Técnico | Sensorville

802cd8b6880e0ab0103c380f0020ba5fd6df4400